DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A POLITICA ANTIGA DE BATURITÉ (III)


A POLÍTICA ANTIGA DE BATURITÉ (III)
Mario Mendes Junior (*)
Nas eleições de 1950, para reverter a abrasada candidatura do Dr. Álcimo Cavalcante Aguiar, os Ramos e Arrudas, tradicionais adversários, evitando a procela dos partidos, UDN e PSD, sem nenhuma adversão, acerbamente, lançam o nome de Hildo Furtado, comerciante fora da política, mas capaz de parar o atrevimento dos “principiantes audaciosos” que ameaçavam abalar a preponderância dos líderes contumazes.
A maior afinidade de Hildo Furtado com Ananias Arruada não desagradava nem aos próceres João Ramos, Raimundo Viana, Francisco Saraiva Xavier, postulante a um assento na Assembléia Legislativa, e, muito principalmente ao povo em geral.
Destaque nesse pleito o Dr. Saraiva, era um médico elegante, de estatura acima da média e pele cor de oliva que lhe dava um ar de sultão. Montara um consultório na Rua 15 de Novembro onde, operando sem parar, adquiriu reputação de bom cirurgião, não só em Baturité, mas no maciço inteiro. Pacientes chegavam-lhes as dezenas.
Dr. Saraiva casou-se com Leni, espécie de monumento da cidade, muito desejada e admirada não só pelo seu porte de diva do cinema americano, mas também, por ser uma Dutra-Ramos, família que, por si só, possuía a força política para levar o cabo seu projeto de ser deputado.
Chegado o dia 3 de outubro, como o Dr. Álcimo era solteiro, hospede do Hotel Canuto, o povo vindo dos distritos, dos povoados e das zonas rurais, para votar, abarrotaram a casa do Mario Mendes, que na qualidade de presidente do PSP, lhes preparara um lauto banquete. Enquanto comia o eleitorado recebia os envelopes para, nas urnas, sufragar as chapas dos seus respectivos candidatos. Era gente na sala, na cozinha, no quintal e até nos quartos. Enfim foi esse povo dos arrabaldes quem fez de Mario Mendes, o vereador mais votado do pleito, já o Dr. Álcimo, este acabou derrotado, sem embargo da excelência do opositor, pelo troca-troca de chapas na boca de urna.
Terminada a apuração a diferença pró Hildo Furtado foi de mais de 1800 votos, mas, antes de assumir a prefeitura, lamentavelmente, o bom homem, aquele que seria um grande prefeito, morre em desastre de carro.
Quanto ao Dr. Saraiva, mestre da troca de chapas, apesar de natural do Crato, elegeu-se deputado pelo colégio eleitoral do sogro. Impulsivo e impetuoso, na política, ao invés de se impor pelo seu talento, ele preferiu se distinguir pela valentia.
A morte prematura de Hildo provocou nova eleição, ganhou Miguel Edgy, sobrinho de Ananias Arruda, que venceu a José Ricardo.

(*) Bacharel em Direito e Empresário.
DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário: