DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

MINHA SANTA DA PALMA

Gracinda Calado

A cidade de Baturité tem como padroeira nossa Senhora da Palma.
Foi trazida pelos Portugueses no século XIII.
Aproximadamente tem 200 anos, estilo barroco, pintada a ouro, revela o bom gosto da época. Encravada no coração da cidade, na Igreja Matriz onde ocupa as honras de padroeira da cidade.
A Igreja possui arte bizantina com predominações do barroco sendo a única no Brasil a apresentar estas características. Foi construída no século XIII.
Antes da fundação da cidade, os índios Jenipapos e Canindés, primeiros habitantes da região do Maciço, veneravam a imagem de N. Senhora da Assunção. A denominação de N. Senhora da Palma foi criada em oito de Maio de 1758, mas só foi instalada em 19 de Junho de 1762.
A Igreja de N. Senhora da Palma dispõe de duas naves, sete altares, três sinos e um grande relógio público. Comporta até três mil pessoas. No seu interior há instalação de cenas bíblicas em pintura a óleo em estilo clássico, executadas por artistas da região: Raimundo Seabra e Pe. Luis Bezerra.
Hoje bastante modificada na sua estrutura interna sustentando o tempo e o seu bi-centenário de existência.
Em 1824, durante a Confederação do Equador, a Igreja de N. Senhora da Palma, foi transformada em depósito de pólvora e depois de armas e munições.
Hoje é uma Igreja que é símbolo da resistência, visitada por turistas e conhecida em toda a região como a mais bonita e freqüentada da região do Maciço de Baturité, pela sua arte, devoção e simplicidade.
MINHA SANTA DA PALMA
Minha santa da Palma, Nossa Senhora da assunção, que é festejada na Igreja católica no dia 15 de Agosto, traz ao seu seio milhares de fiéis que vêem com devoção pagar promessas pelos milagres recebidos e pelas graças alcançadas.
Aos seus pés depositamos nosso trabalho, nossos sofrimentos, nossas inquietações, nossas alegrias e nossos louvores.
Em seus altares chegamos mais perto do Cristo Jesus que na cruz morreu por nós, pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro.
Bendizemos a santa mãe, a paz da nossa cidade pacata, tão linda, tão bela, recebe a todos com carinho e a hospitalidade que lhe é peculiar.
Abençôa querida mãe seus filhos, principalmente os que estão mais distantes e queriam tanto lhe ver!
Virgem da assunção eleva os nossos corações ao Criador e protege-nos dos males do corpo e da alma, para que assim possamos ser seus filhos verdadeiros como você quer!
Em seu altar enfeitado de flores brancas perfumadas cantam anjos em coro e harmonia aos seus pés, e em sua cabeça ornada de ouro, brilha a mais linda coroa, excelsa rainha do céu e da terra!
Em seu manto azul e branco, as estrelas do céu e as belezas do universo!

Nenhum comentário: