DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LEMBRANÇAS


Gracinda Calado

No sopé da serra de Baturité casinhas de taipa e de tijolos desfilam entre ladeiras e ruas de asfaltos e calçamentos de pedras antigos. Ali moram os trabalhadores do dia a dia.

São operários e artesãos de cipó e bambu que confeccionam cestos de todos os tamanhos para depositar frutas, cestas de roupas, cestinhas para decoração e todo tipo de artesanato com cipó e vime.

Descendo ou subindo as ladeiras das ruas antigas de minha cidade, encontramos pessoas que sorriem felizes principalmente quando voltam do trabalho e realizam mais um dia de serviço, seja na lavagem de roupas, engomados a ferro com goma, exímias passadeiras, que desfilam pelas ruas à tardinha quando o sol se põe.

Próximo a Igreja matriz no meio desse emaranhado de casas e ladeiras encontramos abrindo um caminho para o monte que em forma de escadaria segue o caminho do calvário da cruz e a majestosa estátua de Nossa Senhora de Fátima, as 14 estações da via sacra composta de 365 degraus. A penitencia e a fé se unem para o alto rumo ao céu verde da montanha, banhada pelas sombras das árvores, e acompanhada pela música das águas do rio que passa ao lado seguindo o caminho do lugar favorecido pela natureza chamado “Olho Dágua”.

Para lá centenas de pessoas na época da quaresma e festa de Páscoa se dirigem para orar, cantar, pagar promessas e pedir graças. Também lá é um recanto de passeio e de apreciar a beleza da serra e fazer trilha de maneira não convencional.

No topo da serra lugar de chegada, encontramos um painel maravilhoso das quatro estações que narram a crucificação de Jesus no horto do calvário. Ao lado bem próximo, a estátua de Nossa Senhora de Fátima em homenagem às aparições de nossa Senhora em Portugal, oferta do saudoso Comendador Ananias Arruda, benfeitor de nossa cidade.

Visitando Baturité encontramos coisas maravilhosas como esta.

Nenhum comentário: