DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DIVERSIDADE INEXPLORADA


TEXTO DE Jardins suspensos no sertão

por dibinha — Última modificação 24/04/2007 14:37

Matéria da Revista da Scientific American Brasil sobre o Maciço de Baturité.

Fonte: SCIAM - Scientific Americam http://www2.uol.com.br/sciam/


Edição Nº 32 - janeiro de 2005



COMPILAÇÃO DE GRACINDA CALADO

DIVERSIDADE INEXPLORADA

A SERRA DE BATURITÉ, POR SER CONSTITUIDA ESSENCIALMENTE DE ROCHA CRISTALINA, RESISTIU MAIS AO DESGASTE IMPOSTO PELO CLIMA DO QUE SUAS ADJACENCIAS AO LONGO DOS ANOS. LENTAMENTE, ELA FOI AFLORANDO, ENQUANTO AS REGIÕES VIZINHAS, MAIS VULNERÁVEIS, IAM SENDO REMOVIDAS EM DIREÇÃO AO MAR E DEPRIMIDAS. CHAMA-SE A ESSE PROCESSO EROSÃO DIFERENCIADA, SENDO A PERIFERIA DA SERRA DENOMINADA DEPRESSÃO SERTANEJA E A SERRA, MACIÇO RESIDUAL.

NA FLORESTA UMIDA DA SERRA, O CONVÍVIO DE IPÊS, ORQUÍDEAS, SAMAMBAIAS, MUSGOS E HEPÁTICAS MODELA UMA FLORESTA POSSUIDORA DE EORME FITODIVERSIDADE.

CONSTRATANDO COM TODA ESSA RIQUEZA FLORÍSTICA ESTÁ A INSIGNIFICANCIA DO CONHECIMENTO ATÉ HOJE GERADO SOBRE SUA BOTÂNICA E ECOLOGIA, AINDA INCIPIENTE DIANTE DA GRANDEZA TERRITORIAL E A DIVERSIDADE DE ESPÉCIES, PADRÕES E PROCESSOS QUE OPERAM NESSE EXTRAORDINÁRIO FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA. A SERRA DE BATURITÉ.

ATÉ O MOMENTO, SÃO REGISTRADAS APENAS ALGUMAS DEZENAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS E ARBUSTIVAS. COTUDO, ESTIMATIVAS SUGEREM QUE ATÉ 550 ESPÉCIS PODEM OCORRER LÁ, ENTRE ÁRVORES, ARBUSTOS, ERVAS, CIPÓS, EPÍFITAS (TREPADEIRAS) SAPRÓFITAS E PARASITAS.

NESSE UNIVERSO VEGETAL, AS ÁRVORES PROPORCIONAM REFÚGIO, INTEGRAM A BASE DA CADEIA ALIMENTAR, SÃO VEGETAIS VERDADEIRAMENTE RESIDENTES E CONTRIBUEM NORMALMENTE COM MAIS RECURSOS BIOLÓGICOS E DE FORMA MAIS DURADOURA DO QUE PLANTAS ANUAIS E HERBÁCEAS.

A PRESENÇA DE TANTAS ESPÉCIES COMUNS ENTRE REGIÕES TÃO DISTANTES, APONTADA PELA LISTA ACIMA, É FACILMENTE EXLICADA PELO MANTO CONTÍNUO DE FORMAÇÃO FLORESTAL DO CRETÁCEO. As ÁRVORES COMUNS ENTRE BATURITÉ E A REGIÃO AMAZÔNICA- STRYPHNODENDRON PURPUREUM (FAVINHA) E SIMAROUBA AMARA. A BYRSONIMA SERICEA (MURICI VERMELHO), A SERRATIFOLIA (IPÊ VERMELHO) E O PINHEIRO BRAVO, A CECROPIA E GARGAÚBA.

Nenhum comentário: