DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

domingo, 30 de maio de 2010

SERRA VERDADEIRA



SERRA VERDADEIRA


GRACINDA CALADO



Lá onde o sol nasce cristalino cobrindo os montes altaneiros durante todo o ano, apesar das noites frias das invernosas, as manhãs são cálidos suspiros em nossa alma.


Só quem viveu a tranqüilidade desse lugar tão lindo, conhece a tela mais bela de toda a natureza, permeada de cores multicores e de flores de espécies raras.


Nas cabeceiras , de longe se ouve o murmúrio dos rios que ao descerem se jogam sem medo nas correntezas das cachoeiras das serranias. O seu murmúrio é como um aviso aos que por ali passam, que a natureza ali impera e sua alma se rende aos encantos da beleza.


Nas árvores entrelaçadas de cipós, as flores coroam a serra inteira como noiva pronta para o altar.


Serra Verdadeira”, é o seu nome, cheio de malícia e de beleza, ostentação e perfumes nos cafezais floridos de frutinhas vermelhas, que mais tarde se tornarão a bebida mais consumida da região, o saboroso café, torrado com rapadura e pilado no pilão de pedra, desde os tempos dos escravos.


A cana de açúcar compartilhou com o café, plantados nos grandes sítios,nos grandes alagados e nas baixas das margens ribeirinhas dos rios. Dos braços fortes dos trabalhadores e dos pares de juntas de bois que puxavam a moenda nos engenhos, transformavam-se em doce e mel, a rapadura e o açúcar para adoçar a vida!


Serra Verdadeira” de onde sai o gosto mais saboroso das frutas tropicais, que alimentam os animais nativos, os pássaros que cantam alegremente no topo das árvores mais altas da serra e os passarinhos que gorjeiam nas campinas frescas verdejantes da região serrana.


O frescor de seu clima enche o nosso peito e refresca nossa alma, na sensação do corpo o arrepio do frio que sutilmente se instala em nossa pele.


Tudo é tão natural, tudo é tão gostoso, viver no paraíso onde o sol faz parceria com a lua e deixam que a natureza viva intensamente e transborde em paz tudo que precisamos para viver! “Serra verdadeira”, é o seu nome: BATURITÉ!

Nenhum comentário: