DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

À MARGEM DO RIO. (LEMBRANÇAS DE BATURITÉ)

Gracinda Calado

O rio passava ao lado de nossa casa. Ele já fazia parte de nossa vida. Ao acordar ouvíamos o barulho que vinha de lá e o seu gemido era de dor e desespero. A violência das águas nas pedras jogava-as nas alturas, como se fossem subir ao céu.
Quando a chuva chegava, o volume das águas aumentava e ia destruindo tudo pela frente. Muitos animais eram arrastados pelas correntezas, pessoas se acidentavam caindo nas pedras, e em outras situações houve casos de mortes.
Apesar de tudo o espetáculo era majestoso! Quem não gostava de apreciar a natureza fazendo festa a qualquer hora manifestando sua força e coragem! Crianças afoitas se jogavam nas águas barrentas do rio, e desesperadas se agarravam a qualquer coisa para não morrerem.O pontilhão da estrada, que passava sobre o rio, ficava coberto de árvores e galhos, pedaços de madeiras que desciam das encostas das nascentes, vindos da serra, e outros que se amontoavam em diversos lugares do rio enrolados em cipós, arames, bambus, tragicamente davam proteção aos ‘corajosos’.
Havia épocas em que desfrutávamos dos banhos como praias de areias brancas, e os frutos maduros caiam do pé dentro do rio e nós nadávamos até eles para disputar “quem primeira chegar ganha a fruta madura”. Todos se interessavam para saborear os cajus vermelhos caídos do pé. Sem falar nas manguitas amarelas, cheirosas e doces, das árvores plantadas às margens do rio das Lages.
Na época de águas baixas, a pesca do camarão animava as crianças para a pescaria, depois os coitados eram assados e comidos no mesmo lugar do abate. Tempo bom aquele, em que tudo se fazia na natureza e não destruíamos seus valores, pois tudo era observado pelos nossos pais.
No tempo de férias convidávamos os colegas para as brincadeiras no sitio, os banhos de rio, a caça aos passarinhos, e a gostosa pescaria de camarões.
Quantos sonhos passaram por nós, quantas gargalhadas, quantas brincadeiras, quantas alegrias encheram de emoções nossas vidas!

Nenhum comentário: