DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

UMA PRECE PELA NATUREZA

UMA PRECE PELA NATUREZA


Gracinda Calado


Oh Deus! A natureza pede socorro.
Onde era rio caudaloso, somente um fio de água chora sobre a terra seca.
Por outro lado cascatas devastadoras empurram cidades e pessoas para o fundo dos abismos fazendo a desgraça de muitas famílias.
No fundo dos oceanos os peixes sentem o aquecimento global e suas conseqüências.
Os corais estão morrendo nas águas vermelhas contaminadas pelos minerais nocivos aos peixes, crustáceos e esponjas coloridas.
Oh Deus! Alivia a matança desses animais que trazem beleza aos nossos mares.
Segura com tua mão protetora a fúria dos vulcões, as tempestades de inverno e verão. Manda para todos nós as flores e os perfumes das primaveras, ameniza o frio dos invernos rígorosos!
Oh Deus! Controla a mente nefasta do homem para não agredir o meio ambiente, com seu espírito destruidor e poluidor do ar, dos mares, da terra, dos rios, da natureza!
Sentimos a falta dos pássaros que enfeitam as matas e enchem de alegria o ar com o som de seus gorjeios.
Oh Deus dos mares! Protege os marinheiros que vivem na solidão do infinito. Acalma os temporais, livra os caminhos que singram as grandes ondas que permeiam os oceanos.
Não deixa que nosso planeta se extinga na imensidão do universo, que as estrelas não pereçam, o sol não desapareça, e a lua não fuja para longe onde não encontre nunca o sol! Obrigado Senhor!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

ATRAVÉS DA JANELA



Gracinda Calado

Através da minha janela vejo a vida passar docemente.

Homens que passam ligeiro em busca de seu ganha pão,

Mulheres que andam depressa na esperança de chegar primeiro.


Crianças que correm para a escola, levam no braço a sacola.

Já é hora de estudar!

O dia começa e com ele a esperança de um dia melhor,

Um dia alvissareiro, para os que trabalham o dia inteiro.

Através da minha janela, jovens se divertem jogando bola na rua;

Uns casais de velhinhos sorridentes vão em busca de um jardim,

Vão em busca de um alento para o triste pranto,

E a vida, docemente lhes prepara um novo encanto.

Casais de namorados felizes de braços dados,

Abraçados, trocam juras de amor.


Enquanto olho a janela, meu peito bate forte a saudade;

De um amor ausente e uma lembrança presente.

Aquele banco lá da praça também conta histórias de amor.

No jardim, as flores lembram o que já se foi e não voltou!

Através da minha janela vejo a vida passar lentamente...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

(Viagem a Baturité)



Gracinda Calado
Viajando para Baturité, seguimos a estrada de rodagem rumo á serra de Guaramiranga e Pacoti, no alto do Maciço.

A viagem é agradável, principalmente quando passamos em Itapay e Antonio Diogo, pequenas elevações aparecem, alguns despenhadeiros onde passa a linha do trem rumo ao Crato. A visão é maravilhosa!Chegando a Baturité nos deparamos com a estação ferroviária onde está exposta uma réplica da máquina a vapor, que fazia a linha Fortaleza-Crato.
 Ela levou o nome carinhoso de Laura 400. Fica no bairro Putiú.

Seguimos pela avenida D. Bosco, logo encontramos o colégio das irmãs salesianas de Maria Auxiliadora. É um colégio católico, cujo ensino é um dos melhores da cidade. As filhas de Maria Auxiliadora dedicam-se a formar seus alunos com uma formação moral e religiosa digna, como também prepará-los para o exercício da cidadania.

Na mesma rua temos o prédio dos Salesianos de D. Bosco, que em anos passados foi educador de rapazes, dentro da filosofia de D. Bosco. Hoje funciona uma escola pública.

Seguindo pela mesma avenida chegaremos à praça de Santa Luzia, muito arborizada, cujas árvores são ornamentações vivas em forma de animais e outras decorações.

Baturité é uma cidade que prima pela sua religiosidade e conhecida como a capital intelectual do Maciço. De longe avistamos o antigo colégio dos Jesuítas, no alto da serra, cuja arquitetura data do período colonial. Suas muralhas de pedra e cal desafiam a floresta ao seu redor.A beleza do verde se espalha por todo canto. Nas imediações encontramos uma estátua em tamanho natural , de nossa Senhora de FÁTIMA, no alto da serra abençoando toda a cidade. O caminho percorrido da cidade para a imagem da santa é feito em 365 degraus, em forma de via-sacra, onde em cada espaço há uma estação da paixão de Jesus, terminando na estátua da santa, no alto da serra.

Passamos pela igreja Matriz de N. Senhora da Palma, cuja arquitetura tem mais de 100 anos e guarda santos antigos da época colonial.

Em frente a igreja foi erguido um pelourinho em comemoração ao centenário da cidade, em 1961. Na mesma praça fica a Prefeitura , cujo prédio chamado Entre-Rios,de arquitetura secular , já foi palco de grandes momentos da história da nossa terra e do Brasil, pois lá autoridades de épocas remotas já foram recebidas em festas de grandes galas.

Tenho orgulho de minha terra.Ela é uma das mais importantes da história política do nosso estado, onde saíram de lá pessoas que se empenharam na política e na vida social do estado do Ceará.Como: vice-presidente, promotores, juizes, desembargadores, advogados, escritores, professores catedráticos no sul do país, médicos,engenheiros,uma gama enorme de pessoas de renomes no cenário político, cultural,como também religiosos como padres e freiras de congregações conhecidas internacionalmente.Por estas e outras coisas é que me orgulho de ser baturiteense.